O pneu ideal para o seu carro é o pneu que é recomendado pela concessionária, tanto para a sua segurança quanto a de terceiros. Utilizar um pneu que não é adequado para o seu carro pode causar futuros problemas, como desgaste dos pneus, problema de alinhamento e, possivelmente, até causar um acidente. Por isso, hoje, iremos te explicar passo a passo como escolher o pneu ideal para o seu carro.
Como saber o aro do pneu?
É comum que você encontre algumas letras e números na lateral do seu pneu e não entenda nada, mas não se preocupe, essa é uma tarefa simples e rápida e nós vamos te ajudar a entender tudo. Quando você descobrir como saber o aro do pneu além de outras informações, você nunca mais vai esquecer. Cada veículo possui um perfil de pneu ideal para melhor funcionamento e desenvoltura do carro na pista, por isso cada pneu possui uma sequência específica para determinado carro. Considere que essa sequência de números e letras estão gravados na lateral do seu carro: P175/70R13 82T. Agora vamos destrinchar cada um deles para que você compreenda cada detalhe.
P175/70R13 82T: “P”
O P indica qual o tipo de veículo é adequado para utilizar este pneu. Abaixo deixaremos descrito cada letra e sua respectiva indicação de veículo:
P: indicado para carro de passeio;
LT: indicado para caminhões leves e alguns tipos de SUVs maiores;
ST: recomendados para reboques e motor-homes;
C: usados em caminhões, vans e pick-ups de maior porte.
Portanto, se você for alterar o pneu do seu carro de passeio, a sequência gravada no pneu que você comprará deverá iniciar com a letra P.
P175/70R13 82T: “175”
A sequência de 3 números seguintes a indicação do veículo, será a largura da roda determinada em milímetros. Então, nesse caso, a largura do pneu é de 175mm.
P175/70R13 82T: “70”
Depois de determinar a largura da roda, chegou a vez de determinar a altura do pneu, que é sempre feita em relação à largura da roda determinada anteriormente. Com isso, no exemplo é indicado que a altura do pneu equivale a 70% da largura do mesmo.
P175/70R13 82T: “R”
Após saber a proporção de largura do pneu, terá uma letra indicando a quantidade de camadas do pneu. Essa indicação se dá a partir da letra “R”, “D” ou o símbolo “-”. Abaixo estarão as especificações de cada um:
R: indica que o pneu é radial, ou seja, as camadas atravessam o pneu radialmente;
D ou -: indica que o pneu é diagonal, ou seja, as camadas atravessam o pneu diagonalmente.
P175/70R13 82T: “13”
Aqui é o local que você finalmente saberá o aro do pneu do seu carro. Ele sempre será indicado após a segunda letra da sequência, de acordo com o exemplo, o aro do carro em questão seria aro 13.
P175/70R13 82T: “82”
A sequência que sempre fica um pouco mais distante que a sequência inicial sempre contará com dois números e uma letra, onde é determinado o índice de carga suportado pelo pneu. No exemplo, a indicação de peso é 82, entretanto uma tabela deverá ser consultada de acordo com o fabricante do pneu para a determinação de peso em quilos. O exemplo da sequência é da marca Pirelli, por isso, de acordo com a tabela consultada referente ao índice de carga 82, o peso suportado pelo pneu é de 475kg.
P175/70R13 82T: “T”
Já a letra citada acima, na segunda sequência de números e letras, é onde é determinado o índice de velocidade do pneu. Esse índice determina qual a velocidade máxima suportada por este pneu. No exemplo escolhido, a letra determinada foi a T, por isso, a velocidade máxima suportada por esse pneu é de 190km/h.
Confira as especificações de cada letra de acordo com sua indicação de velocidade:
- Q: até 160 km/h;
- R: até 170 km/h;
- S: até 180 km/h;
- T: até 190 km/h;
- H: até 210 km/h;
- V: até 240 km/h.
Como saber se o pneu está careca?
Normalmente um pneu possui vida útil de em média 5 anos, a partir desse tempo, é altamente recomendado que os pneus passem por inspeções periódicas anualmente, e dependendo de seu estado, a troca do pneu será necessária. Pelo Código de Trânsito Brasileiro é proibido circular com pneus carecas, o que acarreta multa no valor de R$195,23 e 5 pontos na carteira por se tratar de uma infração grave, além do carro poder ser retido no local até que a troca de pneu seja efetivamente realizada.
Alguns fatores de utilização do carro podem afetar diretamente na vida útil dos seus pneus, como frenagens bruscas, passar constantemente em buracos, entre outros. Para evitar esse tipo de infração e situação desagradável, é importante que você fique sempre de olho no seu pneu. Esses são alguns detalhes que farão que seus pneus desgastem mais rápido, consequentemente, tendo que trocá-los:
Freio irregular
Podendo causar graves acidentes, o freio irregular é um grande fator para identificar os pneus carecas. O freio deve funcionar imediatamente ao ser acionado, entretanto, com pneus carecas (ocorre quando os sulcos do pneu estão altamente desgastados ou inexistentes), implicará na derrapagem e/ou até perda de controle do carro em cenários mais complexos como pista molhada.
Carro desalinhado
Um carro desalinhado pode ser consequência de desgastes no pneu, o principal sinal é quando em linha reta o carro começa a “puxar” para determinado lado. Por isso, é necessário que anualmente seja feito um check up no carro para garantir a sua segurança, e também, que não haja outros problemas ocasionados por falta de alinhamento e balanceamento. Lembre-se de sempre manter seus pneus calibrados, eles também podem interferir diretamente na saúde e segurança do seu carro.
Sulcos lisos
Os sulcos são as linhas profundas que o pneu possui, são elas que garantem a estabilidade do automóvel, por isso é recomendável que os sulcos sejam medidos periodicamente para garantir a segurança e estabilidade do seu carro. Um pneu saudável possui, aproximadamente, uma profundidade de 1,6mm, porém se o seu pneu está acusando uma profundidade maior, é sinal de que seu pneu está desgastado e está na hora de trocá-lo.
Você pode fazer essa medição em casa de duas formas. Em uma delas, você pode pegar uma moeda de 1 real, e encaixá-la na posição vertical no sulco do pneu, se a barra circular dourada da moeda ficar escondida, o seu pneu ainda está em ótimas condições, caso contrário, está na hora de trocá-lo. A segunda opção para fazer a medição é comprar um paquímetro, assim você terá precisão ao medir o sulco.
Qual pneu dura mais?
Determinar qual pneu dura mais é uma tarefa difícil, já que a duração tem possui uma grande influência do motorista do veículo e como o mesmo é conduzido nas vias, além dos cuidados de rotina que devem estar sempre em dia para que não haja nenhum problema.
Com isso, podemos dizer que o pneu que dura mais, na realidade, é aquele que é indicado pela fabricante do seu carro, que atende todos os requisitos para que o veículo tenha maior durabilidade e segurança. E sempre contando com os cuidados básicos como calibragem, alinhamento e balanceamento em dia, entre outros citados acima.